Convite à reflexão

“Pássaros criados em uma gaiola pensam que voar é uma doença”.
– Fábrica de mentes.

Na minha caminhada pelo RH, área clínica e como professora de graduação e pós-graduação, deparei-me com muitas pessoas infelizes, frustradas e vivendo uma vida de faz-de-conta, com profissões que não os realizavam, mas davam status ou pagavam suas contas, outras com rotinas que não suportavam mais e ainda, aquelas que sequer estavam felizes com sua vida pessoal. Muitas destas pessoas já estavam adoecendo por tamanha infelicidade e desencontro.

Por muitas vezes me perguntei: por que tantas pessoas vivem assim? A resposta eu encontrei nas aulas de psicologia experimental que tive no primeiro ano de faculdade, quando fazíamos experiências com os ratinhos na gaiola de Skinner. “SOMOS CONDICIONADOS” muito mais do que pensamos (assista o filme, o show de Truman), seguimos a manada e fazemos. muitas vezes, apenas o que a sociedade reforça positivamente (busca do prazer) ou fugimos de avaliações negativas da sociedade (fuga da dor).

E onde está VOCÊ? O que de fato VOCÊ têm interesse, vontade e talento para fazer? Que vida VOCÊ quer ter? Com quais pessoas VOCÊ quer conviver? Qual estilo de vida corresponde ao seu jeito de SER?  VOCÊ está vivendo a vida que idealizou viver? Seus relacionamentos são os que VOCÊ de fato quer ter?

São perguntas que eu deixo para VOCÊ refletir, mas não tem certo ou errado para estas questões. Errado é VOCÊ viver uma vida que os outros escolheram para VOCÊ.

Tenho certeza que é possível sim, viver uma vida com propósito, realização, saúde e felicidade. EU posso lhe ajudar, mas não posso escolher por VOCÊ. Qual vida VOCÊ quer ter?